Wednesday, March 25, 2009

De Minha casa em Iowa escrevo

Iowa City, Iowa 25 de Março de 2009

A meus amigos, familiares e seguidores do blog de minha josrnada ciclistica pela America Latina.

Depois de tratar meu joelho com descanso e gelo na Nicaragua, pude seguir em direçao 'a Costa Rica e o Panama, ate onde terminei pedalando.

Pretendo escrever sobre esta e outras porçoes de minha otima aventura pela America Central.

Mas primeiro quero dizer que faz ja um mes que estou aqui em Iowa- tendo regressado de aviao do Panama- e ja fui ao medico. Tentamos tratar meu joelho com fisioterapia mas os resultados foram menos do que desejados. Em alguns dias vou ver um ortopedista e fazer mais exames de imagem para ver o que e' realmente que aconteceu com as partes mecanicas de meu joelho direito.

Diga-se de passagem que estou absolutamente proibido de pedalar mais longe do que o centro da cidade que e' apenas 1 km. Para quem percorreu mais de 5 mil nos ultimos meses isso e' um pouco dramatico e indesejavel. O ciclismo e' um pouco como um vicio, uma droga, que no meu caso nasceu com o descobrimento do ciclismo como parte de uma filosofia de vida.

O plano e' de seguir minha trajetoria pela America Latina. Como se poderia esperar, com as alturas da cordilheira dos andes chegando a mais de 5 mil metros, estou fazendo de tudo para evitar as montanhas e torturar assim mais meus joelhos, agora ja com meio seculo de idade. Por isso estou redesenhando minha viajem e mudar tambem seu carater em varios aspectos. Um e' o lado geografico. E' meu plano de seguir de Medellin- ate onde ja tenho minha passagem comprada e com data aberta por 10 meses- e ir pela Venezuela, entrar pela Guyana (Holandesa), seguir pelo Suriname, ate a Guyanna Francesa e entrar no Brasil pelo Oiapoque.

Assim que minha nova trajetoria no Brasil vai ser do Oiapoque ao Chui, descendo por toda costa brasileira, a qual em sua maioria, nao conheço. Ate ai bastante razoavel, com a mesma bicicleta, o mesmo equipamento e assim por diante. So que vou incorporar uma variavel que vai complicar bastante minha vida. Quero fazer ao longo do caminho aquilo que mais sei fazer, produzir imagens. E nao digitais, mas sim de filme e em Preto e Branco. Quero fazer um documental do povo de "todo Brasil" do norte ao sul. Quero ver o rosto dos campesinos, dos ricos e dos pobres, da cidade e do campo. Quero gravar nos granulos de nitrato de prata do filme a voz do povo do meu pais, da minha gente, de quem eu sou, mas nao conheço.

A complicaçao parte mais do que nada do fato que a fotografia e' um processo quimico que nao tolera altas temperaturas e assim tenho que desenvolver toda uma logistica similar 'a uma teia de aranha para onde possa enviar filmes por 1o ou 15 pontos do pais onde o mesmo precisa ser refrigerado e assim que usado,enviado para a casa de minha mae e refrigerado o mais breve possivel. Isso da uma ideia do apoio logistico que vu ter que desenvolver ao longo de mais de 5 mil Km da costa brasileira.

Para quem quizer ver mais fotos pode entrar no link abaixo

http://www.flickr.com/photos/mauroheck/

No comments: