Friday, December 19, 2008

17 Dez 2008- Quarta - Moron, Madero- Tampico

Hoje 72 Km, Total 3042 Km, Media Horas

17 Dezembro- quarta Feira
Moron_ Ciudad Madero-
Tampico 72 Km- Total

Como os restaurantes aqui naoabrem ate mais tarde, a tia da dona do restaurante ofereceu em me fazer uma chicara de café pela manha. Que gentileza. Coisas oferecidas assim expontaneamente que seria um insulto nao aceitar. Quando me dirigia ‘a sua casa tive que passar em frente ‘a escolinha de primario que estava preste a iniciar as aulas. Que festa para a criançada poder abanar e gritarme em grande entusiasmo e alegria.

A Estrada de Moron a Altamira continuou a ser bastante cheia de buracos , mas menos que no dia anterior. Uma enorme nuvem de vapor em frente me levou ‘a uma gigantesca Termoeletric com aquecimento a gaz.

A TERMOELETRICA DE ALTAMIRA/TAMPICO
Logo veio a entrada para o porto de Tampico, o maior porto do pais. Uma area de bastante crescimento industrial, e com ele um grande volume de Poluiçao. Como estava ja perto do mar, uma regiao de bastante lugares baixos e banhados. Em muitos deles, uma notavel camada de oleo e lixo em cima da agua. Os regulamentos que ja sao horriveis no Brasil sao aqui muito mais desorganizados. E’ o tipo de poluicao que vai perdurar por seculos. Meu Deus que crime contra a natureza.

Finalmente chego em Ciudad Madero onde na praia onde preparei umas massas com arroz e joguei as pernas sobre uma cadeira para descansar e apreciar o mar e seu encanto. Como tinha tempo fiquei na praia cerca de duas ou tres horas.



Chegando na casa de meu hospede, estava seu filho, ele nao havia chegado ainda do trabalho. Tive que enfrentar uma serie de avenidas bem movimentadas para la chegar. Mal deu para tomar um banho e organizar uma roupa para levar. Me deixou na rodoviaria onde levei um sufoco para comprar a passagem, pois me garantiram os da casa que aceitavam cartao de credito para pagar a passagem. Nao me preocupara assim em cambiar meus dolares.
“ A maquina do cartao de credito quebrou a alguns dias e ainda nao arrumaram”. Quando havia ja contemplado que teria que esperar 24 hs e viajar na proxima noite, perguntei se aceitavam dolares. E deu a sorte que sim.

Antes de pegar o onibus, que saia as 23:30 me ocorreu que nao havia comido nada. Fui num lugar que faziam sandwichesm, mas era tudo de carne. O sujeito se desdobrou e produziu dois sandwiches de quijo com tomate, cebola e queijo.

Estava tao cansado que a viajem de 8 horas pareceu ter durado apenas uma ou duas horas. Quando acordei ja haviamos chegado em Reynosa, o destino final do percurso, ja na fronteira com os States.

UM PE DE TIMBAUVA, QUE LINDA ARVORE

No comments: