Friday, December 19, 2008

16 Dez, Martes, Barra Moron, 70 Km ao N de Tampico


16Dezembo- Terca Feira –Barra Moron Vila de pescadores

89 Km, Media 16.3 Km/h, Horas no pedal 5:27, Total 2970 Km


Hoje foi a primeira vez que encontrei um trecho de Estrada ruin. E me deu a ideia de filmar algo porque achei que a musica do Chico Buarque me inspirou para tal. Assim que de certa maneira nao e’ justo eu ter mostrado a Estrada, pois nao foi minha intencao caracterizar as estradas do Mexico de tal maneira.

Uma das coisas que mais me chamou a atencao foi de quando sai dos cerros onde tudo estava semi arido e desci uma lomba de varios kilometros fui parar de uma hora pra outra num paraiso tropical de arvores que me sao totalmente reconheciveis como a Timbauva, uma das tantas arvores esbeltas e adoraveis.

A filha dos donos do resaurante tem 32 anos e e’ solteira. Me falou que se eu conhecer algum
solteiro na estrada que se lo envie em sua direcao. O Miguel, nao quer dar umas voltas pelo Mexico?

De Cerrito a Moron a Estrada
foi bem tranquila e com pouco transito. Passei pela cidade de …….. onde
almocei. Tomei um café e segui dando duro no pedal Tive que subir toda uma
serra para baixa-la em questao de minutos, mas os motoristas muito gentis
fazendo bastante espaco. Ja no meio da tarde vejo que me ascena o motorista de
um carro que parou bem no meio da pista: “ mi nombre es teniente Milanes, soy
el comandante del puesto policial de Moron.” “Ja sabiamos que estavas vindo”-
como eu nao sei. Para resumir, queria muito que eu ficasse em sua cidade: “ Se
quizeres podes acampar na pracinha que fica bem em frente ao posto policial… se
quizeres , eu chamo o posto e aviso que estas vindo e que vais ficar por la”…
Como e’ que eu poderia recusar um convite desses. Esses lugares pequenos ficam longos periodos sem ter nada de interessante e acho que nao podia recusar o convite.


Ao longo do caminho parei em um entroncamento onde estava o exercito com toda uma forte patrulha de varias viaturars. Uma delas com uma metralhadora montada num Jipe. No Mexico o problema das drogas tem se tornado nos ultimos anos um problema muito serio. Tanto que dezenas de chefes de policia, delegados etc tem sido exterminados nas cidades da fronteira com os States. Havia inclusive um coronel com o grupo, uma
indicacao de que era uma patrulha de uma area significantemente seria. Estava
perto da praia, por isso talvez.


Nunca esperava encontrar um pueblo chamado Revolucion. Tive que parar para comprar meio galao de agua no barraco junto a’ Estrada. Nos fundos, uma chacara onde o resto da familia, o pai e dois filhos trabalhavam na construcao de uma nova casa. As paredes sao feitas de galhos trancados e rebocados com barro por dentro e quando a familia tem mais recursos, com cimento por for a. Gente humilde, muito querida. Gente
que valoriza todo pouco que tem. Estes estavam entre os mais bem de vida pois
tinham uma camioneta, velha , mas funcionando e uma moto serra, a ferramenta
mais valorizada na regiao. O pai da familia me deu um tour de seu projeto de construcao. Foi claro de ver em seu entusiamo o quao orgulhoso se sente de seu projeto de construcao.



Como me interessei na
tecnica dos galhos me deu detalhado ensinamento da tecnica vastamente usada
nessa regiao. A senhora mais tarde preparou uma limonada com os limoes da
propria casa e trouxe para “ a visita”.



Quando cheguei em Barra de
Moron ao final da tarde fui primeiro saudar o policial que ja sabia que vinha
para acampar em frente de seu posto. Mais perto do cais havia um grupo de pescadores que estudavam minha carregada bicicleta.
Certamente nunca haviam visto monstro de tais caracteristicas. Fui sauda-los
pois dava pr aver que estavam super curiosos. Os mais abastados tinham uma
pequena motocicleta.

No cais um grande grupo de
gaivotas e pelicanos. Com espera e paciencia consegui uma fotos das gaviotas no
rio Tigre que em alguns poucos kilometros desagua no Atlantico. Haviam tambem
pelicanos que vem de algum lugar mais frio do norte para passar aqui o inverno.

Pela manha quando recolhia
minha barraca varios pescadores vieram ver como eu conseguia levar tanta coisa
comigo na bicicleta. Realmente e’ um bom grupo de cooisas, entre os mais
volumosos o saco de dormir e o colchao de ar que e’ inflado e inserido no saco
de dormir, a barraca, e o fogao com seu tanque vermelho . Trago tambem uma rede que tenho usado muito pouco e que
vou deixar agora no Texas para onde vem passar o Natal toda minha familia e eu
vou ir de onibus ate la para estar com eles e a sogra


>


RESTAURANTE EM MORON



CAIS DO PORTO EM BARRA DE MORON

E'importante mencionar que a estrada desse filme nao representa as estradas que tenho passado. Alias, esta e' a primeira estrada ruin que encontro em todo meu trajeto. Simplismente queria fazer um filme e achei aquela hora apropriada.

No comments: